A estratégia da Stellantis para alcançar a neutralidade de carbono até 2038 e redefinir o futuro automotivo

Com investimentos bilionários em eletrificação e compromisso climático, montadora redefine o futuro dos veículos elétricos e da economia circular
Jeep Wrangler da Stellantis sendo abastecido por energia elétrica em uma estação de recarga em zona rural.

O nascimento da Stellantis não foi por acaso — ele coincide com o momento em que o mundo precisa de uma nova geração de montadoras: empresas capazes de impulsionar mudanças positivas com produtos sustentáveis e serviços inovadores.

Para enfrentar o aquecimento global, nosso planeta exige inovação e colaboração. A Stellantis atendeu a esse chamado e estabeleceu a meta de atingir a neutralidade de carbono — do poço à roda e em toda a cadeia de suprimentos — até 2038, posicionando-se como referência no combate às mudanças climáticas. Para isso, planeja reduzir suas emissões de carbono pela metade até 2030, em comparação com os níveis de 2021.

 

Estratégia intensificada de eletrificação

Com um investimento planejado de €30 bilhões até 2025, a Stellantis está focando no desenvolvimento das tecnologias certas para chegar ao mercado no momento exato. Em seu primeiro ano, acelerou as vendas de veículos de baixa emissão (LEV), alcançando 388 mil unidades em 2021 — um crescimento de 160% em relação ao ano anterior e liderança nas vendas de vans elétricas na Europa.

A garantia de suprimento de baterias é outro pilar estratégico. Por isso, a Stellantis, em parceria com TotalEnergies e Mercedes-Benz, acelera o desenvolvimento por meio da Automotive Cells Company (ACC), que pretende alcançar uma capacidade de produção de células de baterias de pelo menos 120 gigawatts-hora até 2030. Focada em segurança, desempenho e competitividade, a ACC mantém rigorosos padrões de qualidade e baixa pegada de carbono.

Com fábricas na Alemanha, França e Itália, a Stellantis conta com três plantas de produção de baterias na Europa, além de duas outras planejadas para a América do Norte, em parceria com LG Energy Solution e Samsung SDI.

No Reino Unido, a fábrica de Ellesmere Port será a primeira dedicada a veículos comerciais leves elétricos (LCV) e carros de passeio das marcas Vauxhall, Opel, Peugeot e Citroën. O local será autossuficiente em eletricidade, graças a projetos próprios de energia solar e eólica.

Fique por dentro!

Você sabia?

A Stellantis planeja instalar até 35.000 pontos de recarga rápida para veículos elétricos na Europa até 2030, tornando a maior rede integrada de carregamento rápido movida a energia 100% renovável do continente.

Uma outra curiosidade sobre o olhar sustentável da empresa: a fábrica da Stellantis em Zaragoza, Espanha, produz o Opel Corsa-e utilizando energia solar suficiente para suprir 15% do consumo anual da planta, reduzindo significativamente as emissões durante a fabricação.

Marcas icônicas e produtos eletrificados

Clientes estão no centro das decisões da Stellantis. Por isso, a meta é oferecer veículos icônicos que combinem desempenho, estilo, conforto e autonomia elétrica para a rotina diária. Além disso, a empresa busca equiparar o custo total de propriedade dos veículos elétricos ao dos veículos com motor a combustão até 2026.

Exemplos disso são o Citroën Ami e o Opel Rocks-e — dispositivos de mobilidade urbanos, compactos, sustentáveis e acessíveis, ideais para os desafios das cidades atuais.

O Fiat New 500, evolução elétrica do popular carro urbano, traz mais espaço e tecnologia, com design reimaginado e experiência de condução aprimorada.

Outro destaque é o primeiro SUV Jeep totalmente elétrico, que chegará ao mercado em 2023, como parte de uma linha completa eletrificada até 2025.

A estratégia da Stellantis deixa claro que a eletrificação não é uma solução única para todos os modelos, mas uma resposta diversificada às necessidades dos clientes.

 

Serviços centrados no cliente e soluções integradas

A transição para a mobilidade sustentável depende de uma rede completa de produtos e serviços, incluindo infraestrutura de recarga pública e domiciliar, reaproveitamento de materiais e desenvolvimento de redes inteligentes de energia.

Nesse cenário, a Free2move eSolutions, joint venture entre Stellantis e NHOA, é fundamental. A empresa está criando a maior rede europeia de recarga rápida para veículos elétricos, o projeto “Atlante”, com energia 100% renovável, que contará com 5 mil pontos até 2025 e 35 mil até 2030.

O serviço ALL-e Package oferece uma solução digital completa, permitindo recarga em casa ou nas ruas, além de promover o reaproveitamento de materiais críticos como lítio, níquel e cobalto. Também está em desenvolvimento o projeto piloto de Vehicle-to-Grid (V2G) em Mirafiori, Itália, que permitirá a troca inteligente de energia entre veículos e a rede elétrica, otimizando custos para o usuário.

A Stellantis ainda ampliará suas iniciativas de economia circular, com foco nos princípios dos 4Rs — reparar, reutilizar, remanufaturar e reciclar — projetando uma unidade de negócios independente que deverá gerar €2 bilhões em receitas até 2030.

 

Além do veículo: neutralidade e impacto social

O compromisso da empresa com a neutralidade de carbono vai além dos veículos e alcança toda a cadeia produtiva. Fábricas como a de Goiana, no Brasil, e Zaragoza, na Espanha, já adotaram práticas sustentáveis, como o uso de energia renovável e certificação carbono neutro, demonstrando que é possível reduzir o impacto ambiental sem abrir mão da eficiência.

Além disso, iniciativas como o “Pista 500” em Turim, o maior jardim suspenso da Europa, refletem a responsabilidade da Stellantis com as comunidades locais e o meio ambiente. Seguimos avançando em inovação e tecnologia para moldar soluções de mobilidade mais limpas, repensar nossa pegada global e proteger o planeta para as próximas gerações.

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