Os ambientes industriais deixaram de ser espaços rígidos e hoje são hubs dinâmicos e interconectados. A Indústria 4.0 tem permitido às empresas brasileiras redefinirem seus processos de ponta a ponta, desde o desenvolvimento até a produção, incluindo áreas de suporte e logística. Esse avanço trouxe benefícios claros em toda a cadeia de valor, transformando produtos antes estáticos em soluções conectadas e essenciais. Isso impacta não só a forma como as empresas implementam tecnologias, como painéis industriais, mas também os processos de fabricação, customização e entrega ao cliente.
Diante disso, a Indústria 4.0 está revolucionando o setor industrial no Brasil, otimizando a produção e redefinindo como as soluções são aplicadas no dia a dia corporativo.
Vamos analisar o caso de uma grande indústria de painéis elétricos localizada no interior de São Paulo, que passou por uma verdadeira transformação com a implementação das tecnologias da Indústria 4.0. Ao integrar sistemas automatizados e interconectados, a empresa não apenas otimizou seus processos produtivos, mas também transformou o ambiente industrial em um espaço dinâmico e inteligente. A automação e a personalização em tempo real permitiram reduzir drasticamente os tempos de produção, aumentar a flexibilidade e melhorar a logística de entrega. Esse exemplo ilustra como a Indústria 4.0 está promovendo uma revolução nos ambientes industriais, tornando-os mais ágeis, eficientes e competitivos, além de fortalecer a capacidade das empresas brasileiras de atender às exigências de um mercado global cada vez mais exigente.
O Processo de Engenharia
Antes da disseminação da Indústria 4.0, o processo de design e engenharia para ambientes industriais e/ou quadros de distribuição era um trabalho árduo e manual, com diversos obstáculos em termos de colaboração, comunicação e visibilidade do processo. Além disso, a capacidade de projetar com precisão a durabilidade dos materiais e dos painéis como um todo era praticamente uma aposta, o que gerava ainda mais incertezas.
No entanto, com a introdução da Indústria 4.0, programas de design assistido por computador (eCAD) e softwares como o EPLAN forneceram aos engenheiros visualizações em tempo real e informações sobre tudo, desde a aquisição de materiais até a criação e alteração dos esquemas dos painéis e painéis de distribuição. Com o EPLAN, os dados de configuração dos painéis podem ser facilmente armazenados, recuperados e compartilhados, mitigando problemas com tarefas subsequentes.
Engenheiros de painéis e montadores podem obter poderosas previsões sobre as condições ambientais onde esses painéis serão instalados, permitindo que combatam a entrada de contaminantes e aumentem a vida útil dos painéis.
A natureza conectada dos softwares e redes via Indústria 4.0 também oferece uma série de benefícios em termos de gerenciamento de projetos. Acabaram-se os dias em que engenheiros e montadores de painéis estavam isolados das equipes de compras ou controle de qualidade. Hoje, com a capacidade de compartilhar dados em tempo real, informações, notificações de rede e alterações no design ou produção, as empresas podem trabalhar de forma integrada, promovendo eficiência e estimulando o crescimento escalável de longo prazo.
Eficiência da Linha de Produção
Se a Indústria 4.0 alterou o processo de planejamento e design de painéis de distribuição e ambientes industriais, também é seguro afirmar que ela transformou o processo da linha de produção, eliminando intervenções manuais e otimizando a forma como os painéis são fiação e os painéis são montados.
Por exemplo, softwares de automação de produção, juntamente com interfaces homem-máquina, provaram ser fundamentais na otimização do processo de produção de ponta a ponta. A usinagem precisa e o fresamento de caixas ou painéis, com base em esquemas digitais e visualizações, reduzem os processos manuais demorados, ao mesmo tempo que possibilitam a execução de cortes ou montagens mais complexas.
A Indústria 4.0 e a natureza conectada do processo de produção também otimizaram a eficiência da produção no que diz respeito à fiação dos painéis. As ferramentas de visualização de última geração do EPLAN oferecem aos montadores de painéis flexibilidade e agilidade para responder ao ambiente de montagem de painéis de distribuição, repleto de variações, por meio de insights em tempo real no processo de produção — como pedidos de mudança, escassez de materiais ou componentes, ou até mesmo modificações de última hora nas especificações do cliente.
Programas de Modificação Otimizados
A modificação de painéis de distribuição e ambientes industriais é, talvez, um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas para se manterem flexíveis e competitivas neste mercado global. As modificações precisam ser feitas de forma rápida e eficiente, sem interrupções devido a atrasos ou dificuldades na aquisição dos componentes ou materiais necessários.
É aqui que a Indústria 4.0 e a automação do design e produção proporcionaram um enorme valor, eliminando virtualmente a natureza manual do processo de modificação e aumentando a visibilidade de ponta a ponta de um elemento antes obstruído da personalização dos painéis.
Os softwares e equipamentos de modificação de última geração para pedidos personalizados podem ser dimensionados de acordo com as demandas de uma variedade de indústrias, incluindo automotiva, alimentos e bebidas, e varejo e logística. A capacidade de executar cortes precisos tanto para painéis padrão quanto para painéis de montagem resulta em economia de custos e tempo em cada estágio do processo de construção do painel. Essas ferramentas digitais podem agilizar os fluxos de trabalho, fornecendo às empresas painéis de montagem, caixas de junção e painéis de montagem em questão de dias, completos com modificações personalizadas na chegada, para criar processos de montagem e integração ainda mais rápidos.
Com insights granulares e dados acionáveis no processo de modificação, a Indústria 4.0 reduziu significativamente a complexidade e a incerteza de um elemento tão importante do setor de manufatura repleto de variantes.
Sistemas de Controle Climático
A Indústria 4.0 revolucionou profundamente os ambientes industriais, transformando a maneira como os painéis são projetados, montados, ajustados e distribuídos. Antes, esses processos dependiam de métodos manuais e desconexos, mas hoje a engenharia os conduz com precisão e integração, superando antigos desafios de colaboração e visibilidade.
Essa evolução também remodelou o ambiente industrial pós-implantação dos painéis. Os sistemas de controle climático, impulsionados pela Indústria 4.0, permitem que gestores de planta e engenheiros otimizem o resfriamento dos equipamentos. Com dados em tempo real e conectividade avançada, esses sistemas ajustam as condições internas dos painéis, protegendo-os contra superaquecimento e prolongando sua vida útil, o que eleva a confiabilidade e a eficiência operacional em campo.